23 novembro 2009

A Família, entre o passado e o futuro


O quadro do Zé foi tendo várias versões na minha cabeça até chegar a esta versão final. Primeiro pensei numa solução radical, com imensos rabiscos, sujeira, fotos trabalhadas em Photoshop... Depois, entretanto lembrei-me que era um quadro de família, possivelmente para a sala. Sendo as crianças do Zé tão giras, era um desperdício fazer alterações com as fotos no computador. O Zé não merecia isso. A Constancinha, a Pilarzinha e o Roque também não. E, por exclusão de partes, a Pilar evidentemente que não.

Daí que parti para uma segunda ideia. Um quadro em cores quase institucionais, onde dominavam o preto e os cinzas. Para o efeito ser maior, transformei fotografias coloridas em fotos a preto e branco, que gosto bastante. A ideia era transmitir aquelas imagens que vemos em casa dos nossos avós, de fotografias escurecidas pelo tempo, onde o peso da tradição familiar se nota em cada recanto.


Claro que o Zé, a Pilar e os miúdos não têm 80 anos e, por isso, resolvi aligeirar a foto. No centro, estão os quatro (a Pilarzinha ainda não era nascida), e sob a fotografia de família está um toque de acrílico vermelho, feito com os dedos. Chamei-lhe "A Família, entre o passado e o futuro".

O resultado é este que se vê. A encomenda deverá ser entregue ainda esta semana. O Zé vai ver online antes de ver in loco. Aguardo os comentários...
Este quadro não está disponível.