03 fevereiro 2010

Texto para Exposição e Quadros Disponíveis




















Este é o texto de apresentação que fiz para a Exposição em Évora. Em vez de o colocar num catálogo, colei o texto em tela, como se de um quadro fosse. As explicações dos quadros expostos são aquelas que também podem ser lidas aqui.


"O que começou por ser um hobby que ocupava algum tempo de lazer está, aos poucos a transformar-se numa actividade pública com razoável dimensão.

Francisco Mota Ferreira começou por pintar bustos em gesso para oferecer a amigos e família na altura do Natal. As figuras religiosas eram predominantemente as escolhas. Em paralelo, iniciou-se na pintura, fazendo experiências em tela com algumas ideias que ia desenvolvendo. Foi nessa altura que descobriu que, não só os amigos gostavam do que fazia, como havia pessoas que estavam mesmo dispostas a adquirir os quadros por ele pintados.

A consequência desta evolução repentina levou a que, entre prendas de aniversário, lembranças para amigos e algumas encomendas, Francisco Mota Ferreira tenha já um espólio de largas dezenas de quadros espalhados um pouco pelo País e no estrangeiro.

No final do ano de 2009, a sua carreira/hobby como artista plástico teve um boom inesperado. Francisco Mota Ferreira descobriu bustos em gesso do ditador Oliveira Salazar e resolveu pintá-los num estilo pop art. Entre o boca-a-boca, os blogues, a Internet e os media - o jornal Público dedicou uma página inteira a esta temática no passado dia 13 de Dezembro e o semanário O Diabo fez igualmente uma referência numa das suas edições desse mês - foram chegando diversos pedidos de pessoas que apenas conheciam a pintura aplicada aos bustos e não as telas.

A exposição que aqui pode ser vista reúne alguns dos exemplares mais recentes pintados pelo autor. A predominância das obras aqui retratadas é acrílico sobre tela, tendo nalgumas das obras sido aplicada técnicas mistas (graffiti e acrílico, papel e acrílico ou papel, areia e acrílico)".